Como criar um blog do zero

23 junho 2017


Como criar um blog do zero
Como criar um blog do zero

O blog é um dos canais que mais tem gerado oportunidades para quem quer iniciar algum negocio digital. Há diversas oportunidades para você trabalhar com o blog, se você não sabe ainda porque vai criar um blog te aconselho a definir um alvo (experiência própria).

No começo eu criei o blog de hobby pois eu já tinha um canal no youtube, criei para falar de experiências pessoais, casamento, estilo de vida. Hoje eu vejo uma necessidade de definir um nicho. Blogs focado em um nicho tem mais chance de se destacar. Sempre que as pessoas pensarem naquele determinado assunto vão ao seu blog porque já conhecem e sabem do que você fala. Isso lhe dá mais garantia para o crescimento do seu blog, pois você sabe o que está falando. 


Por isso tente sempre focar no que você sabe fazer de melhor, ainda que você crie outros conteúdos para complementarem o seu blog. Agora, vamos aprender a como criar um blog do zero para você que deseja iniciar nesse mundo da blogosfera. Criaremos um blog da plataforma blogger, que é a plataforma disponibilizada pelo google. É uma ótima ferramenta para quem está iniciando e inclusive é mais fácil de mexer (é a que eu uso no momento). Conforme o seu blog for crescendo, você pode mudar de plataforma. Teremos também o passo a passo em vídeo, não deixe de ver.

I. Primeiro você precisa criar um e-mail do Gmail clique aqui; Se você já  tiver o e-mail, entre direto na página do blogger  e clique em criar o seu blog. Se não, crie o seu gmail, assim que você acabar de criar vai ser direcionado para a página do seu novo e-mail. Acesse a página do blogger.com. Clique no botão 'criar o seu blog'.

II. Quando você clicar nesse botão, ele vai te direcionar para um página onde você vai ter que criar o perfil do Blogger ou o perfil do Google+. Recomendo que você crie o perfil do google+ pois é o mais recomendado para você compartilhar suas postagens. Preencha o formulário.

III. Vai falar que parece que você não tem um perfil adequado no google mais. Clique em'ir para o google mais' de novo. Você vai ser direcionado para a página do google+ clique em ---> 'continuar' e 'vamos lá'; Feito isso volte para a página do blogger.com e clique em 'criar o seu blog' de novo (isso de criar o perfil do google+ é para quem não tem). 

IV. Vai abrir na página com uma máquina de escrever, é aí que você vai configurar. Coloque o nome do Título do seu blog e o endereço do blogspot que você deseja para iniciar. Exemplo: blogbrunacaroline.blogspot.com esse vai ser o endereço do seu blog. Feito isso escolha o template. 

V. Você terá que escolher um template ou layout (é o design dele) para o seu blog. Se você já tiver um layout que queira colocar no blog, recomendo que você inicie com o template antigo do blogger. Eu trabalho com layout personalizado estou aqui para fazer esse trabalho para você, dê um olhada no meu portfólio inicial. Feito isso, escolheu o tema está tudo pronto. Você vai entrar no seu painel.


 No lado esquerdo você encontrar essas abas:

  • Postagens: onde fica seus artigos.
  • Estatísticas: Como está o fluxo do seu blog, quantas pessoas visualizaram, origens de tráfego, por onde as pessoas acharam seu blog, quais postagens estão mais visualizadas.
  • Comentários: Tem os publicados que foi o que você aprovou, os que devem ser aprovados por você e comentários spam.
  • Ganhos: Mais para frente você vai poder se inscrever no adsense para colocar anúncios no seu blog.
  • Campanhas: aonde você pode fazer campanhas com seus artigos.
  • Páginas: é a barra de menu que você pode criar para o seu blog como a página sobre; página de contato e outras.
  • Layout: aonde você pode colocar os Widgets de perfil, postagens populares.
  • Tema: seção para quem vai mexer no código do seu blog.
  • Configurações: os restantes das funções.
VI.  Agora você vai criar uma postagem para ver como funciona a seção de postagem. Clique em criar uma postagem, vai direcionar para a página que você vai escrever sua postagem. Escreva seu primeiro artigo. Coloque imagens e personalize. Logo em cima da onde você escreve o post, tem as abas para você personalizar o seu artigo. Colocar links, imagens, colocar em negrito etc.



a. Comece a escrever a sua postagem coloque foto e personalize.
b. Do lado direito tem alguns itens importantes para você usar nos seus artigos:

  • Marcadores: tags para os leitores pesquisarem, devem ser relacionado ao artigo que você está escrevendo; exemplo esse artigo é sobre unha, então coloco as tags; Acrigel, esmalte, unhasfashion, etc)
  • Programar: Você pode agendar suas postagens e definir data e hora
  • Link permanente: Sempre observe para ver se não tem nada errado, nele tem que conter o seu titulo do artigo, coloque sempre traço - para separar as palavras.
  • Descrição: um breve resumo sobre o que se trata o seu artigo, quando você compartilhar ele aparece embaixo da imagem. 
  • Opções: Comentários,deixe em permitir para que os leitores comentem e o resto não precisa mexer.

    c. A descrição da pesquisa: Você tem que acionar poque ela não vem logo que você cria o blog.
    Volta para o painel do blogger e clica em configurações; Clique em preferências de pesquisa, e vá em Descrição, editar e clica em sim, ativar descrição de pesquisa. Volte para sua postagem e edite.

    7. Agora você precisa divulgar isso para que as pessoas saibam que você tem um blog e que escreve ótimos artigos. Você pode divulgar nos grupos do facebook, nas comunidades do google+ no seu instagram, twitter e outros. 

    8. Eu separei um e-book de ferramentas essenciais que você precisa para começar o seu blog. É necessário que você use algumas ferramentas que ajudam você a manter um blog organizado, com belas imagens, newslatter, e outras. Fique a vontade para baixá-lo. Logo você vai assinar nossa lista de leitores favoritos. 

    9. Se você realmente for um iniciante sugiro que você entre também no nosso grupo de empreendedores que desejam iniciar nesse ramo digital. Lá tiraremos dúvidas e faremos muitas iterações legais. Enviarei o link por e-mail. 

    10. Pronto. Você já tem um blog e as ferramentas que eu separei, faça bom aproveito. Pesquise, leia, estude e se dedique nos seus artigos.  Logo trarei mais dicas. Acompanhe também no youtube.


    Se você achou interessante esse artigo e quer saber mais sobre o blogger entre em contato ou deixe o seu comentário aqui no post.


    Deixe um comentário!

    Quer participar do nosso Grupo "privado" de empreendedores criativos?
    Envie um e-mail para brunaconstanciorss@gmail.com

    ASSISTA O PASSO A PASSO EM VÍDEO


    Disclaimer: O conteúdo deste blog é para fim informativo, são testados por mim. Mas não me responsabilizo por erros ou danos causados. Cada pessoa encontra-se em diferentes situações com o seu blog.  As informações contidas neste blog é autoria de Bruna Caroline. Copiar parte ou conteúdo total é plágio. O conteúdo pode conter links de afiliados, só indico produtos que eu uso, pesquiso e gostaria de usar.



    LISTA VIP - RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS!











    logoblog

    2 comentários:


    * Seu comentário é muito importante para o meu trabalho no blog❣
    * Selecione a caixinha Notifique-me para receber o retorno do seu comentário.
    * Caso queira fazer uma sugestão de artigo, me envie uma mensagem através do formulário de contato.
    * Não será aceito comentários que não tem haver com a postagem e contém links de divulgação.

    Imagem Responsiva

    "A fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos."

    Hebreus 11:1