Como gerar tráfego para o blog (Guia para iniciante)

27 junho 2017


Como gerar tráfego para o blog
Como gerar tráfego para o blog (Guia para iniciante)


Confira essas estratégias de como gerar tráfego para o seu blog


Seu conteúdo foi bem produzido e você se empenhou o bastante para escrevê-lo, mas não recebeu resultados suficiente de tráfego. Isso quer dizer que você não definiu suas estratégias de divulgação. Há diversas formas de como gerar tráfego para o seu blog. Quando você cria um blog e define seu nicho é preciso também saber os lugares em que vai divulgá-lo e que te trará retorno. Por isso, se quiser que sua marca seja lembrada não poderá divulgar apenas nos lugares que você gosta. Mas, onde é preciso ser divulgado.

Se o seu blog está no início esse trabalho vai ser dobrado (vida de blogueira não é tão fácil assim, os de fora pensa que é, rs). Além de gastar tempo lendo, relendo, pesquisando e escrevendo, você vai ter que fazer esse trabalho árduo para divulgar o seu post. Mas, se você ama o que faz e quer lucrar algum dia com isso, vale a pena investir seu tempo e produzir com qualidade. A produção e a divulgação me custam mais ou menos um dia, eu concluo o post, leio e divulgo em todos os lugares possíveis. Assim encontro leitores em diversos lugares, claro, também depende muito do assunto do seu artigo para chamar a atenção do leitor. Tenha bons conteúdos, imagens e capriche no título. Use chamadas de ação, como perguntas e frases que instigam o leitor a clicar no seu contéudo, pois ali tem algo que chamou sua atenção. Defina algumas estratégias para seu blog.

Redes sociais

Antes não dava muito valor para divulgar sobre as postagens do blog no instagram, achava que por ser uma rede social mais visual e o artigo ser texto eu não devia divulgar lá (nada haver né rs). Mas, descobri que depende muito do que se trata. Tem conteúdos que podem chamar a atenção das pessoas no instagram. Já no twitter eu divulgo poucas coisas por lá, pois ainda não vejo esse resultado. Já vi uma blogueira desse ramo que se dá bem melhor no twitter do que em outras redes, pois ela mesmo fez uma postagem mostrando o tráfego do seu blog, isso pode ser relativo. 

O importante é ir conhecendo seu espaço, onde seu conteúdo é melhor recebido e se empenhar mais na produção dele. Você deve ir testando e depois dar preferência a uma rede específica, porém, isso não quer dizer que você vai ter que abandonar as outras. Você está construindo seu público, então deve procurá-lo. Coloque botões de todas as redes sociais no seu blog ou pelo menos os das redes mais usadas.


Vamos falar das redes sociais que você deve divulgar seu post:
O facebook pode ser um grande aliado do seu blog. Basta você saber usá-lo para divulgar seus artigos. A maioria das blogueiras divulgam suas postagens por meio de grupos, e eu posso dizer que sim, dá certo. Tenho uma observação, você precisa entrar não só em grupos relacionados a blogs, mas também em grupos de acordo com o nicho do seu blog.

 Se o seu blog fala de beleza entre em grupos que falam sobre beleza, se for de dicas para blogueiros aí sim é uma boa você entrar em grupos destinado a blogueiros. O que acontece é: vamos supor que seu blog fala de maquiagem, você entra no grupo chamado blogueiras de maquiagem, o seu conteúdo vai ser destinado a outras blogueiras do mesmo ramo ou leitores do ramo de maquiagens? (Não que blogueiras de maquiagens não sejam leitoras também, mas, o seu conteúdo de maquiagem não é só para blogueiras.) Se você quer atingir um público específico deve saber onde ele possa estar. 

Comece a procurar grupos direcionados ao seu público. Faça uma página do seu blog no facebook e divulgue um botão dela no seu blog. Se relacione com seu público no facebook, crie interações. E não divulgue apenas uma vez, passou um ou dois dias divulgue o mesmo conteúdo de novo. Tenha um número máximo de grupos, leia as regras de cada um deles, eu devo ter uns 100 grupos ou mais no meu facebook, e olha, ajuda muiiiito.

Uma das ferramentas queridinhas do momento. Muitos criadores de conteúdo divulgam seus artigos no pinterest, mas há blogueiros que não estão investindo nessa ferramenta poderosíssima. O pinterest não é só uma rede social de artesanato ou Diy, tem de tudo por lá. Porque o pinterest é uma ferramenta de busca e pode ser seu melhor amigo em termos de gerar tráfego para o seu blog. Claro que depende muito do seu conteúdo e das estratégias que você está utilizando para obter tráfego.

Sugiro que você comece agora em pinterest, crie seu perfil, suas pastas e comece a pinar os artigos do seu blog por lá. Não esqueça da reciprocidade, no pinterest isso funciona quando você salva os conteúdos dos amigos na sua pasta, 80% das pinagens devem ser de outras pessoas no seu perfil e 20 % suas. Uma outra dica de pinterest é você participar de pastas conjuntas, isso funciona muito porque seus amigos e você são colaboradores dessa pasta, então você divulga seus conteúdos nessa pasta e eles repinam em outras pastas deles. Isso é ótimo para você que quer promover seu artigo no pinterest, pois várias pessoas estão te ajudando a fazer isso. Mas, tenha cuidado, assim como nos grupos do facebook você pode ser excluído se não colaborar. Seja um colaborador da minha pasta promovendo blogs solicite sua entrada por e-mail brunaconstanciorss@gmail.com me envie um e-mail com o que você é cadastrado no pinterest.

Vou te falar que eu não dava muito pelo instagram, ele tem me dado alguns resultados, não grandes, mas tem. Tudo porque eu comecei a colocar o link do meu artigo no perfil com um título de ação e claro fotos boas são prioridade por lá, pois é uma rede mais visual, as pessoas gostam de ver fotos bonitas. Comece a colocar fotos relacionadas ao seu artigo, escreva uma boa descrição, coloque o link no perfil e principalmente coloque as hashtags relacionadas ao seu artigo e ao seu blog. Também é uma boa você divulgar imagens ou produtos no stories, pois é uma das ferramentas mais utilizadas pelas pessoas no momento.

Google +

Não sei o porquê, não vejo muita gente falando dessa ferramenta do G+. Você pode investir nas comunidades do google+. Entre e divulgue no maior número de comunidades que conseguir, poste fotos, vídeos, infográfico. Digo o mesmo que disse anteriormente, não entre só em comunidades destinadas a blogueiros, entre nas comunidades relacionadas ao nicho do seu blog. Além disso, o google+ também funciona como uma ferramenta de busca. No blogger funciona dessa maneira: assim que você fizer o seu artigo e clicar em publicar ele é compartilhado direto no G+ e pode sair nas ferramentas de busca do google. Lembrando que você deve ativar essa função nas configurações do blogger e no wordpress existe um plugin para você adicionar.
O twitter também é outra ferramenta muito utilizada pelas blogueiras, tem blogueiras que não vêem muito resultado por lá. É o que eu falei no inicio, você deve estar ativo nessas redes sociais e ver qual a melhor te traz resultados e investir mais nela, mas não deixar as outras de lado. Faça seu perfil, compartilhe postagens com mensagens curtas, use hashtags e conheça pessoas por lá.

Aprenda SEO

Mas o que é isso? SEO (Search Engine Optimization) é a prática de otimização dos seus conteúdos para os mecanismos de busca. Google, yahoo, bing etc. Você deseja que seus conteúdos apareçam no google, então você deve investir em aprender pelo menos o básico dessa ferramenta. Você deve otimizar suas imagens, colocar palavras chaves no título, na descrição, ao longo do conteúdo, otimização do link do seu artigo e investir em muitos outros tipos de otimização.

Um exemplo de otimização: você não deve excluir muitas postagens e comentários, pois isso pode trazer erros e links quebrados para o código do seu blog. Publique regularmente no seu blog, faça conteúdo próprio e original, salve suas imagens com o nome relacionado ao conteúdo da postagem.

Divulgue seu post no seu próprio blog

Seu blog também é um ótimo lugar para trazer a tona aquelas postagens que estão lá paradinhas e ninguém ainda comentou ou leu elas. Coloque links dentro da postagem atual que você está escrevendo que também tem a ver com aquele assunto do outro artigo. Promova na sua sidebar postagens populares ou uma imagem com link daquele super artigo que você escreveu. A página sobre também é um ótimo lugar para você lincar os seus artigos.

Responda seus comentários

Talvez você ache pouco, mas fique atento ao comentário e responda sempre seu leitor. Há pessoas que não dão muito valor a isso, mas o seu leitor com certeza se importará. Tire por você, já foi em algum blog e deixou um comentário e a pessoa não te respondeu até hoje? Isso agrega valor para a sua marca com o blog e para o leitor, pois é uma forma de ser grato a ele por ler e se interessar pelo seu conteúdo.

Comente em outros blogs

Visite blogs relacionados ao seu nicho, leia os artigos e faça comentários que agreguem valor ao conteúdo do seu colega. Não faça comentários superficiais, gostei, legal, adorei. Leia e se envolva, aí sim no final você poderá colocar o seu endereço do blog.

Esteja atento nos fóruns e comente

Uma outra forma gerar tráfego para o seu blog é comentar ou ajudar pessoas em fóruns. Fóruns como yahoo resposta, fórum do blogger, do google e do seu nicho especificamente também são ótimos para você tirar dúvidas, ajudar e divulgar seu trabalho deixando um link para a pessoa que você ajudou. 

Guest post 

O guest post é uma outra ótima maneira de divulgar seu conteúdo. Vamos supor que você é um especialista em uma área ou é um bom escritor mesmo, uma empresa vem e te convida para escrever um artigo no blog dela. Além de contribuir para aquela marca específica, você está se divulgando. Isso também pode ser feito com blogueiros do seu nicho, você pode se apresentar e fazerem uma parceria, trocando guest post, um agrega valor ao outro blog. Pesquise blogs que aceitem esse tipo de troca.

Newslatter  

Coloque um formulário de e-mail em seu blog e capte leitores para receber notícias em primeira mão.
Invista nessa ferramenta também para ajudar na divulgação do seu conteúdo; Escreva seus artigos e envie para os seus leitores, assim você os fideliza e eles sabem o que está acontecendo no seu blog regularmente.

Considerações finais

Esse guia só vai funcionar se você realmente colocá-lo em prática, pois, do que adianta você se empenhar em fazer ótimos artigos e não definir estratégias para divulgá-lo? Capriche nos conteúdos, escreva como se você estivesse contribuindo para algo na vida daquele leitor. Pesquise sobre o que seus leitores gostariam de ver em seu blog e mais importante, faça com amor e dedicação. Aceite o lugar que você está agora, tenha paciência, mas não fique parado. Aos poucos você vai vendo as coisas fluírem. Um super beijo!



Essas informações foram importante pra você? Deixe aqui seu comentário!

Leia também!


logoblog

8 comentários:

  1. Amei as dicas e concerteza irei colocá-las em prática

    ResponderExcluir
  2. Mulheeeer que post incrivel <3 Adorei...


    www.amigacompartilha.com

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Eu me considero uma iniciante nisso de divulgar blogs. Costumo divulgar nas minhas redes sociais, no Google plus e comentando em outros blogs. Adorei suas dicas.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lary, aos poucos você vai pegando as melhores estratégias que te ajudaram! Seja bem vinda!

      Excluir
  4. Seus conteúdos me ajudaram muito. Obrigada e Deus bençoe seu trabalho que ajuda muito a todos nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Dirce, é muito gratificante receber um feedback desse. Seja bem vinda, abraços! Deus a abençoe!

      Excluir


* Seu comentário é muito importante para o meu trabalho no blog❣
* Caso queira fazer uma sugestão de artigo, me envie uma mensagem através do formulário de contato.
* Selecione a caixinha Notifique-me para receber o retorno do seu comentário.
* Não será aceito comentários que não tem haver com a postagem e contém links de divulgação.

Imagem Responsiva

"A fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos."

Hebreus 11:1