SEO para blog - Passo a passo para iniciante

04 agosto 2017


SEO para blog - Passo a passo para iniciante
SEO para blog - Passo a passo para iniciante

Search Engine Optimization há uma grande importância em aprender SEO para blog e você precisa se atentar para isso.


Introdução

Você pode estar pensando "vou ter que aprender sobre esse negócio de SEO para blog, um saco!". Já tive esse pensamento no início de tudo! É necessário que você entenda um pouco sobre essa técnica para engajar seu conteúdo e ganhar visibilidade, ou você pode ficar para trás! Mas tenha calma, você deve focar no conteúdo acima de tudo e no seu público alvo.

É como uma ligação, você + conteúdo + SEO para blog = público alvo. Você estuda, pesquisa e escreve um ótimo conteúdo para seu público, logo, ele encontra seu artigo e se atrai por ele. Essa é a intenção e devemos seguir esses passos, sempre pensando no leitor.

 Estive escrevendo sobre o que é SEO e seu objetivo, em uma postagem anterior. Se você quer entender mais como funciona, então veja essa postagem SEO para blog - Guia para iniciante, lá você também vai ver uma representação do meu conteúdo na primeira página do google.

Agora vamos ao nosso objetivo principal, o passo a passo ensinando um pouco do SEO para blog. Antes de tudo quero te de dizer que as técnicas que eu vou te passar aqui, são as que eu utilizo atualmente no blog e que podem te ajudar muito. Mas, eu não garanto que seu conteúdo vá a primeira página do google, pois tem muitas coisas envolvidas para isso acontecer. Vamos lá!

1 Conteúdo


O conteúdo deve ser pensado no seu público alvo e não somente no SEO para blog. Pois, o que vai te ajudar a engajar esse artigo é a relevância dele, juntamente com outros passos que ensinarei aqui. Mas, o conteúdo é o principal. Você deve escrever conteúdos originais, com suas palavras. Nunca copie e cole conteúdos de outros sites, pois você pode ser penalizado por isso.

Recomenda-se que antes de você escrever esse artigo você estude mais sobre ele, pois terá que escrever bem para o seu público e para os mecanismos.  Isso porque, uma das exigências para ajudar no engajamento do seu conteúdo é que ele tenha no mínimo 1500 palavras. Você também deve adicionar a palavra chave ao longo do seu conteúdo, de uma forma natural. Pois seus leitores não querem ver algo repetitivo, recheado de palavras chave e um conteúdo fraco.

2 Palavra chave - pesquisa e inserção


Você deve procurar a palavra chave, e encontrar a melhor para o seu conteúdo. Ensinei alguns critérios para você definir sua palavra chave e procurá-la no artigo anterior a esse. Assim que você achar sua palavra chave deve observar o quanto ela está engajada. 

Entre nesse site e pesquise sua palavra chave Übersuggest. É um site em inglês, você deve alterar a opção em baixo da barra de pesquisa para Brasil. Assim que você encontrar sua palavra chave deve observar o quanto ela é utilizada. Pois, se ela for utilizada por milhões de pessoas, fica difícil você alcançar essas pessoas no mecanismo de pequisa. Dê preferência pelas palavras com um baixo engajamento.

Você deve posicionar a palavra chave nos lugares apropriados para o mecanismo encontrar seus artigos. Vou te mostrar os lugares certos! Quem é do wordpress deve baixar o plugin Yoast Seo, depois veja o passo a passo nesse site Marketing de conteúdo. E siga os mesmos passos, o princípio de tudo é a palavra chave e os lugares certos para você aplicá-la em seu conteúdo.

  • Título  - A palavra chave deve estar se possível no começo do seu título.
  • Primeiro parágrafo - Você deve colocar a palavra chave nas duas primeiras linhas do parágrafo, isso porque existe uma contagem de caracteres onde os robôs do mecanismo procuram. 
  • Palavras - Se possível destaque algumas palavras em negrito, mas não exagere.
  • Marcadores - Utilize os marcadores (tags) para destacar o assunto do seu artigo, mas também não adicione  mais de 3 tags por conteúdo. 
  • URL personalizado - Você deve otimizar a sua URL e não colocar o título completo. Coloque somente a palavra chave.
  • Descrição - Escreva uma boa descrição para o seu leitor e adicione a palavra chave. No blogger você deve ativar a descrição de pesquisa. Vá em Configuração e depois clique em preferências de pesquisa, a primeira opção é meta-tags descrição, clique, ative a descrição e salve. Volte para a sua postagem e ela estará lá. 
  • Imagem - Sua imagem também funciona nessas horas para os mecanismos de pesquisa. Antes de adicioná-las ao seu conteúdo renomeie sua imagem com o título da postagem do seu artigo, exemplo: SEO-para-blog.jpg em vez de sjhfdhfdh.jpg 
  • Tag ALT -  Assim que você colocar a imagem no seu artigo no blogger, do lado de escrever clique em html e ache o endereço dessa imagem coloque(alt="titulo da postagem") Isso facilitará para os mecanismos encontrarem ainda mais seu conteúdo.
Veja uma demonstração desses itens que eu destaquei : 


3 Título do artigo


Seu título deve ser pensado também no leitor, pois é o que te ajudará a ser classificado nos mecanismos. É difícil encontrar um título certinho, mas você deve pensar em como seu público poderá encontrar seu conteúdo e como as palavras irá levá-lo até seu blog. Tente deixá-lo bem atrativo para o seu leitor e para os mecanismos de pesquisa.

4 Escrita 


Sei que é inevitável escrevermos totalmente sem um errinho. Com a nossa vida atarefada, pesquisar, estudar, escrever o conteúdo, pensar nas palavras que vamos utilizar e ainda conciliar tudo com o nosso dia a dia, é inevitável que esses erros não apareçam.

 Devemos pegar a prática de observar nossa escrita. Sempre que escrever o conteúdo revise quantas vezes for necessário, as vezes não conseguimos fazer isso na hora. É importante que você separe um tempo para revisar. Os mecanismos e nossos leitores estão de olho nisso, devemos evitar muitos erros de gramática e procurar sempre ir melhorando nossos conteúdos. 

5 Layout 


O seu blog deve ser amigável com SEO.  Deve-se torná-lo fácil para a navegação de seus leitores, bem como prestar atenção no tamanho da fonte, cores de fundo, evitar muitos erros e links quebrados. Um exemplo de links quebrados é você excluir muitas postagens e comentários do blog, isso provoca erros internos e dificulta para os mecanismos engajarem seu conteúdo. 

Ordem nas categorias de assuntos que você fala no blog, barra de pesquisa no menu se possível, isso deve facilitar para a pesquisa do seu leitor. A barra de menu deve ser bem organizada e não conter muitas páginas desalinhado tudo. Certifique-se também de que seu layout esteja acessível para dispositivos móveis, pois os mecanismos dão preferência para blogs e sites responsivos. 

6 Link building interno 


Há uma importância em adicionar link internos para o seu blog. São links adicionados no seu próprio blog que indicam para outros lugares e conteúdos dentro do seu blog. Além da barra de menu onde contém links para suas paginas, você também deve adicionar em seu artigo links para outras postagens ajudando os mecanismos a se importarem com aquele artigo.

Exemplo: Você fez um artigo sobre "dicas de beleza para a pele" se você fizer um outro artigo que fale sobre os "cuidados com a pele" não deixe de lincar o artigo do post anterior. Isso ajuda a diminuir a taxa de rejeição do seu blog.

 O que contribui para o engajamento do seu blog e conteúdo. Os mecanismos verificam que você está sempre ativo postando novos conteúdos. Outra maneira de usar essa estratégia para o seo, é você adicionar widgets e plugins de postagens populares na sidebar do seu blog, melhorando a experiência do usuário e facilitando para os mecanismos. 

7 Botões de compartilhamento 


Adicione botões de compartilhamento em seu artigo, compartilhe seus posts do blog para suas redes sociais direto do seu botão de compartilhamento. Isso ajuda não só na divulgação do seu blog, mas em mostrar para os mecanismos que seu conteúdo está sendo compartilhado e que deve ser indexado.

Compartilhe seu conteúdo no Google + ainda que muita gente ignore ele, você não deve seguir os mesmos passos. Ele é uma poderosa rede para ajudar na indexação, contribuindo para seu conteúdo ficar mais visível nos mecanismos de buscas, pois ele é uma rede social que tem ligação com o mecanismo do google. E muitas empresas utilizam ele como estratégia de marketing, se as empresa utilizam porquê você não deve utilizar né?

Otimize seu perfil do G+ tenha ele como botão de compartilhamento em seus posts, utilize palavras chaves na descrição e divulgue seus conteúdos também nas comunidades do g+. Os brasileiros não dão muita importância para eles, mas lá fora ele é usado como critério para ajudar no engajamento dos sites e blogs. Fique ligado porque o +1 do G+ ajuda muito.

Espero que esse artigo tenha te ajudado, tenho me dedicado a escrever bons conteúdos para você. Artigos de dicas para blog e blogueiras, se há algum conteúdo que você se interesse e tem haver com esses temas, me envie uma mensagem pelo formulário de contato. Agradeço por ter chegado até aqui!


Leia Mais!



Disclaimer: O conteúdo deste blog é para fim informativo, são testados por mim. Mas não me responsabilizo por erros ou danos causados. Cada pessoa encontra-se em diferentes situações com o seu blog.  As informações contidas neste blog é autoria de Bruna Caroline. Copiar parte ou conteúdo total é plágio. O conteúdo pode conter links de afiliados, só indico produtos que eu uso, pesquiso e gostaria de usar.



LISTA VIP - RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS!









SEO para blog - Passo a passo para iniciante
SEO para blog - Passo a passo para iniciante

logoblog

14 comentários:

  1. Não entendo absolutamente nada sobre SEO. Mas atendi algumas coisas boas aqui. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em vê-la por aqui novamente Elieth! O SEO é muito importante para o nosso blog.

      Excluir
  2. Cada post novo é um tiro hein Bru <3 Amei demais, vou anotar essa dicas já! SEO é uma complicação né?! Credo! Por isso que é sempre bom aprender sobre ele!

    http://amigacompartilha.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rs obrigada Nati! É uma coisa um pouco complicada, mas nos ajuda muito. Fico feliz que tenha gostado, espero ter ajudado.

      Excluir
  3. Muito util seu post. Tento entender mais sobre SEO mas as vezes é complicado.

    https://lidianemalheirosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lidiane, obrigada pelo comentário. O melhor é você começar pelas coisas básicas e depois, vai pegando a prática. Bjoss!

      Excluir
  4. Ótimas dicas Bruna, eu já sabia de algumas coisas, mas aprendi ainda mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Sofia, feliz em vê-la por aqui! Bjs!

      Excluir
  5. Gostei muito do seu post. Super ajuda

    http://lecharmefrances.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ana, fico feliz por ter ajudado!

      Excluir
  6. Oi Bruna, tudo bem? Nossa... adorei seu blog! Tudo aqui é muito útil pra quem ta começando! Você pode me tirar uma dúvida? sobre o "Tag ALT", ele funciona para wp.org tbm? beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Sammya, seja bem vinda! Sim no wordpress tbm. Só que você adiciona no canto direito do espaço de postagem, em texto alternativo. Bjs!

      Excluir
  7. oii, como faço para colocar a barra de compartilhamento, meu blog é pelo WEBNODE e eu nao estou conseguindo. ME ajuda!!1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Hellen, vê se esse suporte te ajuda https://www.webnode.pt/suporte/index.php?/Knowledgebase/Article/View/880/ ***Qualquer coisa me manda um e-mail brunaconstanciorss@gmail.com Bjos!

      Excluir


* Seu comentário é muito importante para o meu trabalho no blog❣
* Selecione a caixinha Notifique-me para receber o retorno do seu comentário.
* Caso queira fazer uma sugestão de artigo, me envie uma mensagem através do formulário de contato.
* Não será aceito comentários que não tem haver com a postagem e contém links de divulgação.

Imagem Responsiva

"A fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos."

Hebreus 11:1