Dicas para Blogueiras Iniciantes: 7 Erros Cruciais para Evitar com o blog

28 setembro 2017

Dicas para Blogueiras Iniciantes: 7 Erros Cruciais para evitar com o Blog
Dicas para Blogueiras Iniciantes: 7 Erros Cruciais para Evitar com o blog










Nesse post de dicas para blogueiras iniciantes você vai conferir 7 erros que toda blogueira iniciante deve evitar com o blog


Você está chegando agora nesse mundinho de blogueiras e ainda tem muitas dúvidas quanto a blogosfera. Isso é normal, no início não sabemos nada e ficamos perdidas. Afinal, tudo tem sua primeira vez. Mas como se engajar nesse espaço sem evitar erros trágicos, que podem ser difíceis para voltar atrás ?

Se você já tiver algumas dicas de quem já passou por isso, fica mais fácil não é mesmo ? Até porque errar você vai, todos erram. Não existe uma fórmula certa.  Mas o caminho pode ser mais simples se você se guiar por experiências de outras blogueiras que foram iniciantes.

A blogosfera e esse universo virtual é cheio de surpresas, nossa vida também, um dia você está decidida de uma coisa, no outro percebe que já não vale mais a pena, não é mesmo? E nesse intervalo podemos tomar decisões erradas que podem não ter mais volta. Isso pode parecer que não tem nada haver, mas tem, porque seu trabalho está ligado a sua vida e quem toma as rédias é você. 

Agora você vai conferir erros que podem parecer ser banais ou pequenos, mas que faz toda a diferença se guiar por um caminho e tentar evitá-los.


O propósito do blog


Criar um blog sem um propósito. Claro que você pode criar um blog por hobby, por que gosta de escrever, etc. Mas ter um caminho planejado para o seu blog é importantíssimo. E muitas blogueiras erram nisso, eu confesso que já errei. Eu tinha um blog pessoal e queria que ele crescesse e que eu pudesse trabalhar com ele. Mas como, se eu não tinha um objetivo, nem planos e metas. 

Depois que eu defini o que queria, isso mudou completamente. Se você quer trabalhar com o seu blog, precisa criar planos, metas e planejamento para que você venha ter resultados com ele. A blogosfera não está como antigamente, hoje a competitividade cresce e isso está virando um negócio para quem quer investir. Mas há espaço para todos nesse mundo virtual.


Nicho do blog


Escolher um nicho porque gosta, mas não tem autoridade no assunto ou escolher um nicho para crescer o blog. Isso acontece com algumas blogueiras, cria um nicho com o qual ela gosta, mas não sabe como desenvolver conteúdos ao longo do tempo, isso pode ser muito complicado quando você recebe perguntas e dúvidas de seus leitores. 

Agora, se você gosta e estuda para aprender mais sobre aquele nicho, aí sim você tem grandes chances com o seu blog. Um nicho bem definido com o qual você se identifica e tem aptidão para isso pode ser um gatilho para o seu blog. Por isso se conheça mais e saiba quais são os seus pontos fracos e fortes. O que você sabe fazer de melhor. 



Confira mais postagens:

Cópia de conteúdo


Escrever conteúdos para sua audiência é a parte mais importante, mas não se você começar a copiar trechos de outros blogs. A blogosfera é grande mas tão pequena as vezes, isso porque tudo dá em um mesmo lugar, google. Mesmo que seu blog seja pequeno e não apareça por lá, o mecanismo sabe onde seu blog está hospedado e se o autor original pegar esse texto e colar na barra de pesquisa ele te identifica rapidamente. 

Isso pode resultar em algo não muito bom para o seu blog. Pode render penalização do google e até processos dos autores. E pode ser pior ainda se algum leitor identificar o texto e saber que você tirou um trecho de outro blog. Vai perder leitores e possíveis clientes. Então, esteja atento ao copyright.



Nome do blog


Escolher um nome e depois mudar. Isso pode ser tão ruim que você pode perder o engajamento de seus posts do blog e depois não poder voltar atrás. Isso aconteceu comigo quando mudei o nome do meu blog. Não sabia que deveria encontrar um profissional desse ramo para me ajudar nesse processo.

Fui logo mudando o nome do blog. Tudo bem que eu também estava mudando o nicho, mas poderia aproveitar alguns posts que estavam engajados no google. Por isso defina bem o nome do seu blog para depois não ter esse problema. Como eu disse, ninguém sabe tudo algum dia vamos falhar em algo, mas aprender com as experiências de outras pessoas e conhecer os problemas que devemos evitar, ajuda muito.



Plataforma


Antes de definir a plataforma do seu blog estude sobre ela. Tudo depende da finalidade dele, para que você vai usar o seu blog? Você precisa de algo mais completo, o que pode ajudar no seu blog e o que pode ser prejudicial ? Hoje tem muitas plataformas diferentes entrando no mercado, plataformas inclusive que te dão a disponibilidade de mudar o seu blog por completo, mas que ao precisar colocar algum tipo de ferramenta, ou adicionar botões ou qualquer outro item pode ser prejudicial pra você.

As plataformas mais utilizadas aqui no Brasil são o Blogger e o Wordpress. Ambas tem muitos tutoriais por aí ensinando a mexer nelas, outras não tem muito. Então, isso fica mais fácil para você encontrar informações sobre essas plataformas que podem te ajudar.

Se você escolhe uma plataforma que você não conhece e outras pessoas também não usam muito, quando você tiver alguma dificuldade com ela, a quem você vai pedir ajuda?

Sobre HTML e CSS você precisa saber pelo menos o básico, isso não tem jeito. Se você for precisar adicionar uma foto com um link, você vai precisar saber o básico de HTML. Então, isso facilita muito pra você.

Vou te dar um exemplo:

Uma vez uma leitora me pediu para ajudar ela com o blog, mas o blog era do wordpress.com ela queria fazer umas modificações. Essa plataforma não aceita personalização. Você só pode usar os temas disponíveis nela. E o blog dela era um blog bem engajado no google, tinha muitas visualizações, pois ela já tinha alguns anos de blog. Mas ela falhou em não estudar a plataforma que estava escolhendo. Depois quis modificar e não conseguiu.

Essas pequenas coisas que podem ser grande lá na frente. Por isso se atente e procure saber mais sobre a plataforma que você está pensando em fazer o seu blog.



Layout


O layout do seu blog deve condizer com o seu trabalho no blog. Se o seu blog é de beleza, moda ou fitness procure observar como são os blogs desse nicho ou outro nicho que trabalhe. Isso vai te ajudar muito a definir um layout que condiz com o seu nicho do blog. Um layout limpo, organizado e deixando a atenção somente para as fotos, vídeos e conteúdos é o mais recomendado.

Faça a escolha de suas paletas de cores, use-as em suas publicações nas redes sociais, isso ajuda você a criar um branding de identidade para a sua marca como blogueira. Seus clientes o reconhecerão pelas imagens, logos, ícones etc. É uma das partes mais importantes.

Se você trabalha com o blogger posso te ajudar a criar um layout perfeito para o seu nicho, para saber mais informações me envie um e-mail e faça seu agendamento brunaconstanciorss@gmail.com



Divulgação


A divulgação é a segunda parte mais importante para um criador de conteúdo. Do que adianta você criar um ótimo conteúdo se as pessoas não ficarem sabendo que ele existe. Isso é outra falha que temos que evitar. Por isso além de divulgar nas redes sociais devemos aprender SEO para blog, ele é a principal divulgação que temos que investir. Os posts em algumas redes sociais podem sumir em 24 horas, pois, outras pessoas colocarão conteúdos acima do seu. Tenha um plano certo para divulgar suas postagens do blog. Fiz alguns tutoriais aqui no blog sobre SEO e ainda mostrei uma representação do resultado que obtive. 




Agora me diz blogueira, esse conteúdo foi importante pra você? Comente aqui abaixo!
Me ajude a divulgar esse post, pine uma dessas imagens para seu pinterest. Um super beijo!



Disclaimer: O conteúdo deste blog é para fim informativo, são testados por mim. Mas não me responsabilizo por erros ou danos causados. Cada pessoa encontra-se em diferentes situações com o seu blog. As informações contidas neste blog é autoria de Bruna Caroline. Copiar parte ou conteúdo total é plágio. O conteúdo pode conter links de afiliados, só indico produtos que eu uso, pesquiso e gostaria de usar.



LISTA VIP - RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS!










Dicas para Blogueiras Iniciantes: 7 Erros Cruciais para Evitar
Dicas para Blogueiras Iniciantes: 7 Erros Cruciais para Evitar
Dicas para Blogueiras Iniciantes: 7 Erros Cruciais para Evitar com o blog
Dicas para Blogueiras Iniciantes: 7 Erros Cruciais para Evitar com o blog
logoblog

7 comentários:

  1. Nossa Bru, me peguei lembrando dos outros blogs que já tive, onde eu falava de assuntos que nem sabia, bateu até uma vergonhazinha :) Acho super valido esse tipo de post, pois no comecinho tudo é mais complicado né <3

    www.amigacompartilha.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, no começo é mais difícil. Nathi Estou tentando comentar no seu blog e não consigo, aparece uma mensagem de erro quando envio o comentário. Já fui lá algumas vezes tentar, e não consegui. Bjos

      Excluir
    2. Muito obrigado por avisar Bru <3 dei uma pesquisada e fiz umas mudanças nas exigencias dos comentários, acho que esta funcionando agora <3

      Excluir
  2. Gostei das dicas, eu troquei o nome do meu blog 3 vezes e de conta também. Ele ficou todo bagunçado, tem bem poucas visualizações.

    www.edigroskopf.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee! Obrigada Edi, até encontrarmos um nome que defina realmente o que queremos leva um tempo, vejo que não é tão fácil assim. Mas o importante quando fizermos isso é consultar um profissional de SEO caso se tenha um blog com muito engajamento. Vou adorar tê-la como leitora do blog, bjoss!

      Excluir


* Seu comentário é muito importante para o meu trabalho no blog❣
* Selecione a caixinha Notifique-me para receber o retorno do seu comentário.
* Caso queira fazer uma sugestão de artigo, me envie uma mensagem através do formulário de contato.
* Não será aceito comentários que não tem haver com a postagem e contém links de divulgação.

Imagem Responsiva

"A fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos."

Hebreus 11:1