Como otimizar o blog para os mecanismos de busca

14 novembro 2017

Como otimizar o blog para os mecanismos de busca
Como otimizar o blog para os mecanismos de busca


Dicas para otimizar o blog para os mecanismos de busca



Antes de escrever suas postagens do blog se preocupe com a otimização. A otimização é uma das partes mais importantes do seu blog e conteúdo. Uma postagem bem otimizada pode te render uma melhor posição no google, isso porque ele avalia os artigos não só pelo conteúdo mas também pelo o quanto o conteúdo está otimizado.

Além da otimização de conteúdo, você também deve deixar seu blog otimizado em outras áreas, como no carregamento do site, otimização das imagens, otimização do código do blog, tag title e outros itens que vamos ver por aqui.

Essas informações que serão passadas aqui já foram testadas no meu blog. Já fiz outros artigos no blog sobre otimização para o conteúdo e o blog, se você quiser saber mais sobre SEO veja essas duas postagens - SEO para blog e SEO passo a passo

1. Título


A otimização do título do seu artigo além de conter o assunto deve ser otimizado com as palavras chaves e conter de 50 a 68 caracteres, não coloque palavras para encher o título. Coloque as palavras chaves relevantes para as pessoas encontrarem seu artigo. Faça a contagem com a ajuda de um contador de caracteres


2. Heading Tags


As heading tags são tags de html utilizadas na programação do blog ou site. São as tags h1, h2, h3...
Que devem ser utilizadas nessa mesma ordem. Elas são importantes para o ranqueamento do site e para um melhor posicionamento do seu texto. A tag h1 é usada no título do artigo e só deve ter uma na estrutura do site. 

Logo em seguida vem a tag h2 que é muito utilizada em datas e subtítulos ela deve vir em seguida da h1 e não deve ter o mesmo título que a primeira. O que te ajuda na relevância do site é o posicionamento dessas tags que valem ponto para o seu ranqueamento. A tag h3 deve ser usada em seguida da h2 e assim por diante.  As tags h2, h3 - h6 podem ter mais de uma em sua ordem. 


Exemplo:


<h1> Como otimizar o blog para os mecanismos de busca </h1>

<h2> Dicas para otimizar o blog </h2>

<h3> Primeira dica para a otimização </h3>


3. Otimize suas imagens


Suas imagens devem ser otimizadas antes de serem colocadas no artigo, para otimizá-las você precisa verificar a extensão do arquivo e diminuir o peso das imagens. Isso também influência na relevância do blog, pois blogs com imagens pesadas e não otimizadas deixam seu blog lento e você perde pontuação no ranqueamento. 

Quando você usar uma imagem deve verificar a extensão do arquivo, e salvar ele em png ou jpg.  Sendo png para imagens com transparência e jpg para imagem normal. Depois você pode utilizar o site TinyJPG ou TinyPNG para diminuir o peso das imagens e depois colocá-las no artigo. 


Você também pode definir uma largura padrão para suas imagens do blogger, vá até seu html e pesquise por: body { abaixo dele você irá colar o código abaixo para definir um tamanho padrão para as imagens do artigo.

.post-body img {
width: 730px;
height: auto;
padding:0px;
}
Todas as suas imagens do artigo terão o mesmo tamanho de largura. Quando você for editar suas imagens no photoshop salve-as com esse tamanho de largura para não perder a qualidade da imagem. Caso você perca a qualidade da imagem ao salvar em seu artigo, vá até o HTML na área de postagem e no endereço da imagem encontre s1600 altere para s730  que é o tamanho padrão que você definiu. Salve sua postagem e visualize para ver a diferença da imagem. 

4. Tenha um blog responsivo e otimizado


O google está mais exigente e os blogs e sites que não estiverem com um layout responsivo vai perder sua relevância no mecanismo. Essa é uma das exigências de extrema importância para 2018 por isso verifique seu layout e se adapte as tendências do marketing digital. 

O seu blog ou site também deve estar com o código de programação otimizado, o google pesa nas avaliações os códigos de html, css e javascript.  Para otimizar esses códigos você deve falar com o desenvolvedor do seu layout.

Se o seu blog ou site estiver com um carregamento lento e demorar mais de 6 segundos para abrir (que é o tempo médio estipulado pelo google) você poderá perder pontuação e relevância no mecanismo, faz subir sua taxa de rejeição no blog, as pessoas desistem de esperar seu blog abrir e isso contribui na sua perca de visitantes, porque eles sabem que o blog demora pra abrir e acabam desistindo de voltar.

Teste o carregamento do seu blog nesse site do google e receba um relatório do google para você melhorar seu blog. É só se cadastrar para receber as dicas por e-mail!

5. Tag Title


A tag title é a tag que ajuda seu artigo ser encontrado, se você pesquisar no google um assunto de seu interesse verá que o nome do artigo vem primeiro que o nome do blog. Exemplo: Como otimizar o blog para os mecanismos de busca - Blog Bruna Caroline mas nem todos os blogs estão configurados dessa maneira, alguns estão com a configuração contrária assim: Blog Bruna Caroline - Como otimizar o blog para os mecanismos de busca isso é ruim para o posicionamento do artigo.

Porque logo no início deve vir a palavra chave do título e depois o nome do blog, nem todos os blogs do blogger estão otimizados da maneira correta. Por isso você verá o passo a passo para otimizar a tag title no seu blogger. 

1. Vá em tema e clique em editar html
2. Dê um clique no código e aperte Ctrl + F no teclado
3. Pesquise por:

<br />
<title><data:blog.pageTitle/></title><br />

4. Substitua a tag acima por:

    <b:if cond='data:blog.pageType == &quot;item&quot;'>
<title><data:blog.pageName/> - <data:blog.title/></title>
<b:else/>
<title><data:blog.pageTitle/></title>
</b:if>

Veja a diferença se o seu blog não estava configurado dessa maneira, abra um artigo e veja que na aba do navegador não está o nome do blog primeiro e sim o nome do artigo. 


Gostou do post ? Comente aqui abaixo!


Disclaimer: O conteúdo deste blog é para fim informativo, são testados por mim. Mas não me responsabilizo por erros ou danos causados. Cada pessoa encontra-se em diferentes situações com o seu blog. As informações contidas neste blog é autoria de Bruna Caroline. Copiar parte ou conteúdo total é plágio. O conteúdo pode conter links de afiliados, só indico produtos que eu uso, pesquiso e gostaria de usar.



LISTA VIP - RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS!









Como otimizar o blog para os mecanismos de busca
Como otimizar o blog para os mecanismos de busca

logoblog

Nenhum comentário:

Postar um comentário


* Seu comentário é muito importante para o meu trabalho no blog❣
* Selecione a caixinha Notifique-me para receber o retorno do seu comentário.
* Caso queira fazer uma sugestão de artigo, me envie uma mensagem através do formulário de contato.
* Não será aceito comentários que não tem haver com a postagem e contém links de divulgação.

Imagem Responsiva

"A fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos."

Hebreus 11:1